INSTITUCIONAL / APRESENTAÇÃO



Base territorial do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região.

Estabelecimentos Bancários de Caxias do Sul e Região é a entidade que defende e representa a categoria profissional dos bancários, desde sua constituição em 1935. Sua base territorial de representação abrange Caxias do Sul, município sede, Antônio Prado, Canela, Ipê, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Picada Café, São Marcos e Veranópolis, no estado do Rio Grande do Sul.



O Sindicato é uma entidade classista, autônoma e democrática, sem fins lucrativos. A ação sindical em defesa dos interesses dos bancários é o principal objetivo da entidade. Além disso, o Sindicato tem como fundamento o compromisso com a classe trabalhadora e o engajamento no processo de transformação da sociedade em direção a uma sociedade mais justa.


A luta por melhores condições de trabalho para a categoria, a defesa da independência e autonomia sindical, a solidariedade entre os povos, a ecologia, os direitos humanos, as liberdades individuais e coletivas, os direitos fundamentais do homem, das minorias e do consumidor, assim como a justiça social estão entre as suas prioridades. O exercício da democracia e a unidade na ação também constituem princípios fundamentais que norteiam a entidade.


Para isso, o Sindicato defende que os empregados em estabelecimentos bancários se organizem com total independência frente ao Estado e tenham autonomia em relação aos partidos políticos, credos e instituições religiosas ou quaisquer organismos de caráter programático ou institucional. As formas de organização, associação ou sustentação material devem ser decididas livremente pela categoria.



Atual sede social do Sindicato dos Bancários, Rua Borges de Medeiros, 676, Centro Caxias do Sul


Buscando cumprir seus objetivos, o Sindicato garante o exercício da mais ampla democracia em todos os seus organismos e instâncias, assegurando liberdade de expressão aos associados.


Além disso, a liberdade deve estar sempre combinada com a unidade de ação garantida pela maioria, pois tanto a unidade quanto a mobilização são pilares básicos de sustentação para as lutas e as conquistas, sendo que estas devem ser fruto da vontade e da consciência política dos trabalhadores.


A solidariedade é o elo que une os bancários com todos os movimentos da classe trabalhadora, apoiando, desenvolvendo e organizando ações que visam a conquista de melhores condições de vida e de trabalho para o conjunto da classe e da sociedade.



Imagem de satélite da localização do Sindicato