COMUNICAÇÃO / NOTÍCIAS


27/02/2018 - 14:56

Sindicato convida a categoria a fazer sua contribuição sindical

Sindicato convida a categoria a fazer sua contribuição sindical Sindicato convida a categoria a fazer sua contribuição sindical


A partir deste dia 27 de fevereiro até o dia 5 de março os bancários lotados nas 14 cidades da base de atuação do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região poderão manifestar sua vontade de manutenção da contribuição sindical. Os interessados devem preencher o documento (aqui) e levá-lo pessoalmente à sede social da entidade, na Rua Borges de Medeiros, 676, em Caxias do Sul, ou escanear o documento assinado e enviar através do e-mail: bancax@bancax.org.br

Para que serve a contribuição sindical

A contribuição sindical ajuda na manutenção dos sindicatos, que são os instrumentos legais de luta dos trabalhadores. Direitos como férias, 13º salário, PLR, horas máximas de trabalho, entre outros, não são conquistas individuais, mas fruto de lutas coletivas desenvolvidas através de sindicatos, federações e confederações.

A defesa e a manutenção dos Sindicatos é uma tarefa dos trabalhadores. Já o enfraquecimento das entidades é base para o acirramento da exploração dos trabalhadores, a precarização de direitos, a progressão de doenças e mortes nos locais de trabalho.

De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Contribuição Sindical tem por finalidade financiar atividades em defesa dos trabalhadores de uma determinada categoria, possibilitando acesso a assistência judiciária, prevenção de acidentes do trabalho, congressos, encontros e conferências, entre outras.  

O valor recolhido corresponde à remuneração de um dia de jornada normal do empregado.

A distribuição dos recursos arrecadados observa o disposto no artigo 589 da CLT, sendo 60% destinados ao Sindicato. O restante vai para órgãos superiores, inclusive ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).