COMUNICAÇÃO / GALERIA

Livro sobre a história do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul tem noite de lançamento e autógrafos

O lançamento do livro “Sindicato dos Bancários: Uma História de Lutas”, ocorrido na noite de terça-feira, 19, proporcionou encontros e histórias entre os presentes. O evento reuniu pouco mais de 150 pessoas, no auditório da sede social do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região. Entre os presentes estavam o ex-governador Olívio Dutra, que também é bancário (aposentado) e o deputado federal (PT-RS) Pepe Vargas, além de representantes da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro – Fetrafi-RS, Denise Correa, e da Contraf-CUT, Mauro Sales, além de ex-dirigentes da entidade, representantes de sindicados de trabalhadores na cidade, e bancários aposentados e na ativa.

A representante da Fetrafi-RS elogiou o trabalho, ressaltando que este é um momento único para os trabalhadores da cidade e do estado. Denise Correa ressaltou a qualidade da publicação, que relata uma série de lutas e conquistas dos bancários e lembrou que a categoria inicia agora uma nova campanha salarial, que assim como outras, exigirá bastante dos trabalhadores para manter as conquistas e arrancar novas reivindicações.

Mauro Sales elogiou a iniciativa do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul salientando que este é um momento único para os trabalhadores do ramo financeiro de Caxias e região. Para o representante da Contraf-CUT é importante para os trabalhadores conhecer a sua história e resgatar a memória bancária.

O ex-dirigente sindical e ex-governador do estado Olívio Dutra disse que se sentiu honrado em escrever o prefácio do livro. Bancário aposentado, Olívio contou algumas histórias de lutas e outras peculiaridades do movimento sindical da época que estava na ativa. Ele destaca, no entanto, que hoje os tempos são outros, com o avanço da ciência e da tecnologia. “É a máquina substituindo o homem”, sentencia.

O deputado federal Pepe Vargas também prestigiou o evento e ressaltou a importância que a publicação tem para a classe dos trabalhadores, no resgate da história do sindicato: “São poucas as publicações que abordam a história dos trabalhadores aqui de Caxias”, observou ele. Pepe Vargas também alertou para o atual momento da política brasileira e chama a atenção dos trabalhadores para o que está em tramitação atualmente no Congresso Nacional, como retirada de direitos trabalhistas e a reforma da Previdência. “São lei que significarão perdas importantes contra os trabalhadores”.

O coordenador da Secretaria de Política e Organização Sindical, Nelso beber, falou em nome do Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, fazendo uma retrospectiva das importantes lutas travadas pelo sindicato ao longo das últimas oito décadas de existência. Entra tantas lutas e histórias, destacou o protagonismo caxiense, quando em 1937, com apenas dois anos de existência, foi eleita a primeira mulher presidente de um sindicato de trabalhadores – Gysmunda Pezzi. “Infelizmente, fruto também do machismo, seu mandato teve curta duração”, lamentou Bebber. Ele comenta que fez uma pequena pesquisa das campanhas salariais da categoria e em todas estava a mesma reivindicação: melhores condições de trabalho. “Hoje nossa grande luta é contra o assédio moral, que faz muitas vítimas entre bancários, pressionados pelo cumprimento de metas cada vez mais altas e prazos cada vez mais curtos”.

Por fim falou o autor do livro, Marcelo Caon, que agradeceu à diretoria do sindicato dos bancários em confiar a ele esta hercúlea tarefa de registrar os 80 anos da entidade. O autor dividiu o momento com outras pessoas que trabalharam no projeto: as estudantes de História Carolina Rodrigues e Letícia Tonolli; ao diagramador e autor do projeto gráfico do livro, Júlio Rodrigues; e à companheira e socióloga Morgana Larissa Säge, que lhe auxiliou na revisão dos conteúdos.

Após a noite de lançamento o livro “Sindicato dos Bancários: Uma História de Lutas” será entregue aos associados da entidade. A ideia, explica o autor, é atualizar o material e colocar a publicação em arquivo pdf à disposição da população através da internet já em 2017, quando também deverá estar pronta a organização do arquivo de documentos e fotos do sindicato.

 

Assessoria de Imprensa Seeb Caxias do Sul e Região

Fotos: Marlei Fereeira - Mtb 8542
 

tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS tituloImagemSYS